Retortinha Reserva Tinto 2021

23,50 

Casa Branca – Sousel, Portalegre
I.G.P. Vinho Regional Alentejano
Produção própria. Modo de produção integrada
4.333 garrafas
José Luís Marmelo
Mário Andrade
As uvas são, exclusivamente, fruto da nossa vinha. Esta localiza-se no norte do Alentejo, a uma altitude de cerca de 200 metros, num solo de xisto com clivagem vertical. Está conduzida em VSP (Vertical Sistem Pruning) com poda em Guyot unilateral, com orientação NO/SE. Todas as práticas vitícolas são orientadas pelo sistema de “Proteção Integrada”, para uma maior sustentabilidade e respeito pelo ambiente.
Alicante Bouschet, Alfrocheiro, Castelão e Sousão

Este ano de 2020/2021 iniciou-se com um inverno quente e seco, seguido por uma Primavera que se manteve também muito quente e seca. O Verão registou temperaturas muito altas. As precipitações foram extremamente baixas. Apesar as condições atmosféricas, o estado sanitário das uvas foi excelente.

Após vindima manual e de uma rigorosa seleção, as uvas são imediatamente desengaçadas e esmagadas. Segue-se uma maceração pré-fermentativa em cuba a baixa temperatura, durante 24 horas. Posteriormente a fermentação arranca e é conduzida à temperatura controlada de 25ºC. Durante a fermentação alcoólica, é feita a maceração das uvas pelo processo de remontagem, de modo a haver uma suave extração de cor e taninos (responsáveis pelo corpo e longevidade do vinho). Segue-se uma maceração pós fermentativa de 45 dias para uma maior estruturação do vinho. Depois da fermentação alcoólica ocorre a “fermentação” malolática, fundamental para a estabilização e equilíbrio dos nossos vinhos.

Álcool: 14 % Vol.
Acidez Total: 5,5g /L
Açucares Redutores: <2g/L
pH: 3,8

Vinho de cor profunda. No nariz apresenta aromas a amoras, geleia e notas de especiarias, que também dominam na boca. Os taninos bem integrados e macios conferem-lhe uma grande e elegante estrutura, muito equilibrada, com um prolongamento excelente no final de prova.
Este vinho deverá ser consumido à temperatura de 15º C a17ºC. Acompanha bem pratos de carne, de caça e comida de tacho. As garrafas devem ser conservadas em local fresco (cerca de 12º C), com alguma humidade (75% de humidade relativa) e ao abrigo da luz.
15 a 20 anos
Este vinho é a superior expressão deste território excecional. Pela sua identidade e distinção não deixa ninguém indiferente.